Grupo filantrópico Beautiful Mind Charity faz concerto nessa quarta no Museu da Casa Brasileira

Criada na Coreia do Sul em 2007, a associação filantrópica Beautiful Mind Charity promove a inclusão por meio da música, sendo ligada à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Suas primeiras apresentações no Brasil serão realizadas em setembro, durante os Jogos Paralímpicos. Em São Paulo, o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, promove o concerto no dia 14 de setembro, quarta-feira às 20h, com entrada gratuita.

O grupo que vem ao Brasil é formado por sete músicos, sendo que três deles apresentam algum grau de deficiência. O repertório inclui clássicos de Beethoven e Vittorio Monti, canções de Piazzolla e Gershwin, e músicas tradicionais coreanas.

Heungbuga é uma das cinco peças remanescentes da tradição milenar coreana Pansori, de histórias contadas. Outra música tradicional é Myriang Arirangé, originária da cidade de Myriang, no sul da província de Gyeongsang. E o Sanjo é uma atividade cortesã do século XIX.

Os instrumentos do concerto também se mesclam, unindo os ocidentais aos coreanos tradicionais. O Gayageum, por exemplo, é um tipo de cítara coreana, criada no século VI a partir de um instrumento chinês. Originalmente com 12 cordas de seda, recentemente foi acrescido de mais cordas.

Além desta apresentação no terraço do MCB, o grupo também fará uma apresentação fechada na sede da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e outros concertos abertos no Rio de Janeiro.

Concerto Beautiful Mind Charity
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano – São Paulo/SP
Quarta-feira, 14/09, às 20h
Entrada gratuita (sujeita a lotação)
Informações: (011) 3032.3727 | http://www.mcb.org.br/

Publicações semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *