Cozinha Ancestral - São Luis, Maranhão - Banquete de Iansã
|

Cozinha Ancestral – São Luis (MA)

Resgatando a culinária com base nas tradições indígenas e africanas

Inaugurando esse novo pedaço de DescubraSP, fomos parar a 3000 km da cidade, em São Luis do Maranhão. Alguém pode se perguntar, “mas esse não é o DescubraSP?”. Claro que é! Mas quem não gosta de viajar? Tão bom quanto descobrir nossa cidade, é se aventurar em outras paragens. Mas não se preocupe, que tais andanças serão ocasionais, caso isso te cause algum estranhamento.

Então voltando à São Luís, estava lá pela primeira vez. A cidade histórica é linda. Há quem viaje para lá apenas como um ponto de passagem para chegar nos Lençóis Maranhenses, que são lindos, naturalmente. Mas vale muito dedicar alguns dias a essa cidade de gente acolhedora, simpática, de culinária com um pé na Amazônia e o outro no nordeste, onde a mistura das tradições indígenas e africanas ficam muito claras.

Hoje vou falar aqui da Cozinha Ancestral. Como o próprio nome já entrega, o lugar é das tradições. A proposta é mesmo de um resgate, de apresentar um cardápio que dialogue com o passado desse local. A entrada pode até passar despercebida para o menos atento, mas é a casinha amarela, com portão branco. Pode tocar a campainha e se prepare para se sentir em casa.

A casa merece por si só um passeio, com obras de arte e peças artesanais que já servem de aperitivo para a experiência.

Me sentei no quintal que fica na parte de trás da casa, bem pertinho do filtro de barro que serve a água da casa à vontade. Como diz o cardápio, peça um copo com gelo e aproveite.

Servido de minha água gelada, pedi um suco de bacuri e o Banquete de Iansã (R$ 22,00), uma porção de seis mini acarajés acompanhados de vatapá, caruru e vinagrete. Lindamente fritos no dendê, os acarajés são muito macios e saborosos. Para quem não conhece, o acarajé é um bolinho feito de feijão fradinho, que pode ser servido, como na Cozinha Ancestral, com esses acompanhamentos: o vatapá (pão, leite de coco, camarão, cebola e azeite de dendê), o caruru (quiabo, camarão, cebola e azeite de dendê) e o vinagrete. Tudo muito bem servido e muito gostoso.

Seguindo para o prato principal, pedi uma Reza de Benzedeira (R$ 60,00), um arrumadinho de feijão verde cozido, pirão de batata doce com manteiga de leite, arroz no leite de coco babaçu, cubos de carne de sol da casa frita na manteiga de garrafa, com cebola em rodelas e tomate cortados em pedaços. Servido em uma cuia, o prato vai revelando sabores em cada nova porção. O pirão de batata doce é incrivelmente bom e parece que envolve todos os outros gostos do prato com perfeição.

Cozinha Ancestral - São Luis, Maranhão - Banquete de Iansã
Cozinha Ancestral - São Luis, Maranhão - Reza de Benzedeira

A sobremesa foi um Doce de Alcântara, creme de cupuaçu com um doce de espécie espetado. O doce de espécie é uma sobremesa típica de Alcântara, uma cidade histórica próxima de São Luis.

É bom falar também da qualidade no atendimento e a simpatia de todos que trabalham por lá. Atente-se que a casa abre apenas para o almoço e não tem estacionamento, caso esteja de carro.

SERVIÇO

@cozinha.ancestral
Avenida Beira-Mar, 384, Centro
São Luís – MA
Terça à quinta: 11h às 15h
Sexta à domingo: 11h às 16h

Publicações semelhantes