Tapera Taperá – Um centro de estudos humanos na Galeria Metrópole

Tapera Taperá – Um centro de estudos humanos na Galeria Metrópole

Para quem passa pela frente da loja 29 no segundo andar da Galeria Metrópole, no centro de São Paulo, a Tapera Taperá pode parecer apenas uma livraria. Não se deixe enganar, há muito mais em sua proposta. Para entender, precisamos voltar ao início.

Tapera é um termo em tupi que quer dizer “aldeia abandonada” ou “habitação em ruínas”. Taperá é o nome dado para uma ave, também conhecida como Andorinha-do-campo, que ocupa ninhos abandonados, principalmente do João de Barro. Ou seja, a Taperá faz seu ninho em Taperas.

Essa analogia da ocupação e dos tempos se faz presente e permeia toda a definição desse espaço cultural, como fica claro em seu site:

“Tapera representa o passado. Taperá, o futuro.
Estamos em algum lugar entre o passado e o futuro.
Passado e futuro se interpenetram no presente.
Livros são uma das principais formas, senão a principal, de transmissão de cultura no tempo.”

Sua localização também promove esse conceito. A Tapera Taperá se instalou na Galeria Metrópole, na Avenida São Luis, um marco arquitetônico dos anos 60, obra dos arquitetos Salvador Candia e Gian Carlo Gasperini, que já abrigou uma das salas de cinema mais concorridas da cidade, além de lojas e bares em que circulava a intelectualidade da época. Com a degradação do centro passou a ser frequentada cada vez menos, até que o movimento de retomada da região fez com que outras iniciativas passassem a se instalar por lá.


Por dentro a Tapera mostra a que veio. Sua atividade principal gira em torno de seu acervo de livros voltados principalmente para estudos humanos. A biblioteca conta com mais de 2.500 títulos sobre ciências sociais, filosofia, diplomacia, política, arte e cultura, sem deixar de lado produção independente e quadrinhos, livros manifestos, e muito mais. Esse material está disponível para retirada gratuita por até 3 períodos de trinta dias, para a qual basta um rápido cadastro com um documento com foto e um comprovante de residência.

Além dos livros para empréstimo, a Tapera ainda tem cerca de 200 títulos à venda, com aquisições frequentes e lançamentos em sua agenda.

Agenda que é composta por outras atividades.


Rodas de leitura, debates e exibições de filmes estão sempre figurando na programação do local, que pode ser conferida na página da Tapera no Facebook. Todas as atividades estão ligadas de alguma forma com o conceito central da Tapera e dialogam com a cidade. Falam de pessoas e conexões, de direitos e deveres, do exercício da cidadania e de discussões que aprofundam essas relações.

Aproveita a vista para curtir um dos restaurantes na hora do almoço, ou estique um pouco para pegar o Mandíbula aberto, vizinho da Tapera.

Dica de mobilidade: A Tapera Taperá, instalada na Galeria Metrópole, fica a duas quadras da estação República do Metrô.

Tapera Taperá
Galeria Metrópole, 2º andar, loja 29
Av. São Luis, 187, Centro – São Paulo/SP
Tel: (11) 3151 3797
info@taperatapera.com.br
www.taperatapera.com.br | f: /taperataperah | igram: @taperatapera

Espalhe a notícia!Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Buffer this pageEmail this to someone

Comments

comments

Author Description

Tiago Barizon

Tiago Barizon é produtor executivo e artístico, por profissão, com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e corporativo. Também é redator, cozinheiro e músico, por opção, já faz vinte anos. Iniciou o DescubraSP para compartilhar o resultado de suas andanças por São Paulo.