“Quem Vai Ficar Com Morrissey?” é a estreia de Leandro Leal como autor

“Quem Vai Ficar Com Morrissey?” é a estreia de Leandro Leal como autor

(Publicado originalmente em 26/02/2014)

Ontem foi uma experiência típica de SP, que quero repetir cada vez mais. São Paulo pode propiciar e muito a caminhada. Saí do CCSP e fui a pé até o Pier 1327, na Joaquim Távora. 40 minutos na ida, 40 minutos na volta, fones no ouvido. Passando contente pelo mar de carros que buzinavam e se empurravam pelo caminho.

A caminhada serviu para ir encontrar com Leandro Leal, publicitário que estreia comercialmente na literatura, com “Quem Vai Ficar Com Morrissey?“, que será lançado em breve (dia 08 tem o lançamento na Antena Zero), pela Edições Ideal, através da Coleção Impulso, voltada para novos autores.


No romance de Leandro, Fernando e Lívia terminam seu relacionamento, e ele exige separação total de bens. Mas não está se referindo à geladeira, ao sofá ou à televisão. Fã ardoroso de Smiths e Morrissey, Fernando não quer que a ex continue ouvindo suas músicas preferidas. Nem quando elas tocarem no rádio.

Smiths e Morrissey eram coisas minhas, que eu dividi com você. Tipo a minha cama. Escuta: quero que você pare de usar a minha cama. Não quero saber de você com outro homem nela. Antes, a cama era nossa, agora é minha.”

O ponto de partida para o romance foi um conto de quatro páginas, publicado somente online pelo autor anos atrás, com um fundo autobiográfico que permeia não só os personagens principais como também aqueles que vão somando ao enredo. Morrissey não chega a ser um personagem, mas é uma influência. O livro trata principalmente das paixões. À música somam-se o futebol, a escrita, e por aí o autor segue, criando as facetas de um personagem tipicamente urbano com quem cada um de nós consegue se identificar.

A linguagem pop da escrita vai cativar quem tem um gosto por música, cinema, literatura, quadrinhos… Aliás, a capa já entrega isso, com o traço do ilustrador Butcher Billy.

A pré-venda do livros está sendo feita pela Livraria Saraiva.

Nascido em 1977 em São Caetano do Sul (SP), Leandro Leal se formou em publicidade 21 anos depois na Universidade Metodista, na vizinha São Bernardo do Campo. Iniciou a carreira como redator publicitário em 1999 e, desde então, passou por algumas das maiores agências do país. Atualmente, está na Grey. Em paralelo, já participou dos extintos blogs literários “Veríssimos” e “Morfina”. Este último deu origem à coletânea Morfina – Pequenas doses para dores diárias, lançada em livro em 2009. Hoje, escreve crônicas para seu blog pessoal (“Anotações Mentais”) e dá opiniões sucintas sobre livros, cinema e música no site “Resenha em 6”. Também exercita seu lado desenhista na fanpage “Mal Traçados Traços”, do Facebook. Apaixonado por música desde sempre, “Quem vai ficar com Morrissey?” é seu primeiro romance.

Veja a entrevista com Leandro no blog da Edições Ideal.

Espalhe a notícia!Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Buffer this pageEmail this to someone

Comments

comments

Author Description

Tiago Barizon

Tiago Barizon é produtor executivo e artístico, por profissão, com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e corporativo. Também é redator, cozinheiro e músico, por opção, já faz vinte anos. Iniciou o DescubraSP para compartilhar o resultado de suas andanças por São Paulo.