Parada São Paulo, artesanato com a cara da cidade (literalmente!)

Parada São Paulo, artesanato com a cara da cidade (literalmente!)

(Publicado originalmente em 18/03/2014)

Ameaçava cair um pé d’água no dia em que fui visitar a oficina do Parada São Paulo. Cheguei de surpresa, achava que tinha marcado para um dia, na minha agenda tava lá dizendo que era para eu ir em uma terça, apesar de ter combinado para quarta. Tem dessas, acontece vez ou outra.

Mesmo assim a Marina e a Rose, que são as proprietárias e artesãs do Parada São Paulo, pararam o que estavam fazendo e me receberam, super simpáticas. E sempre tem alguma coisa para ser feita na oficina delas. São mais de 60 produtos diferentes, de porta copos até álbuns de fotografia e bandejas.


Vários pontos chamam a atenção na produção do Parada São Paulo. O cuidado com a compra de materiais sustentáveis, o cuidado no processo artesanal, a pesquisa para criação das peças. Tudo feito com muito carinho.

Marina Toledo e Rose Gama começaram o trabalho como uma cooperativa de artesanato, o conceito e a vontade surgiram em 2008 durante uma oficina do SEBRAE e da SESCOOP, até que em novembro de 2013 encerraram as atividades da cooperativa e iniciaram como um micro empresa. No primeiro mês de operação venderam todo seu estoque em uma feira no Conjunto Nacional, o que mostrou o potencial dos produtos.

Cada um dos produtos desenvolvidos passa por uma pesquisa de materiais e de design. Uma das coisas que eu achei mais interessante é a pesquisa iconográfica das peças. Os produtos são ilustrados com fotos históricas ou atuais de pontos importantes da cidade, e cada uma é acompanhada por uma explicação, seja uma foto do Edifício Copan, seja uma foto de um detalhe dos azulejos ou do portão de um prédio histórico. Detalhe que elas é que vão atrás de fazer uma foto, se for necessário.


Outro ponto importante do trabalho do Parada São Paulo é o envolvimento com a comunidade local. Como todos os processos são artesanais, a Marina e a Rose foram em busca de costureiras, marceneiros ou ainda de gráficas (para a impressão das fotos) que fossem localizados no próprio bairro onde hoje funciona o Parada São Paulo.

Com uma loja online em desenvolvimento, elas esperam aumentar a produção e o número de pedidos. Além das vendas em feiras e eventos, elas também atendem público corporativo para produção de brindes.

Faça uma visita à página delas: https://www.facebook.com/paradasaopaulo


Parada São Paulo
Rua Dr. José Aires Neto, 258, Jd. Bonfiglioli – São Paulo/SP
Das 10h às 18h (ligue antes para marcar horário)
Informações: (11) 3733-4960 / paradasaopaulo@gmail.com

Espalhe a notícia!Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Buffer this pageEmail this to someone

Comments

comments

Author Description

Tiago Barizon

Tiago Barizon é produtor executivo e artístico, por profissão, com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e corporativo. Também é redator, cozinheiro e músico, por opção, já faz vinte anos. Iniciou o DescubraSP para compartilhar o resultado de suas andanças por São Paulo.