Núcleo Contemporâneo – selo, produtora, Centro Cultural Casa do Núcleo, restaurante, loja, um pouco de tudo para a convivência em SP

Núcleo Contemporâneo – selo, produtora, Centro Cultural Casa do Núcleo, restaurante, loja, um pouco de tudo para a convivência em SP

(Publicado originalmente em 14/03/2014)

A história do Núcleo Contemporâneo começa 18 anos atrás. Quem nos contou a trajetória foi o Gustavo Martins, em uma conversa muito boa na Casa do Núcleo, o espaço físico criado por eles para abrigar alguns dos projetos.

Hoje eles são um selo, uma produtora, um centro cultural com música, apesar de rolarem exposições e oficinas, e ainda servem um almoço vegetariano delícia. Para falar de tudo, vamos às origens.

A concepção do Núcleo Contemporâneo partiu do trabalho de quatro artistas, sendo que hoje a direção é de Benjamim Taubkin, pianista, arranjador, compositor e produtor que atua em diversas formações – de solo a Orquestra Sinfônica – em concertos no Brasil e exterior.


O Núcleo atua hoje em todas as etapas da cadeia produtiva da música. Dessa forma eles realizam seus trabalhos desde a concepção do projeto autoral, na pré-produção, passando pela produção fonográfica (gravação, mixagem, masterização), distribuição, agenciamento e produção. Sempre com catálogo próprio.

O foco artístico é no que eles chamam de música viva e criativa do mundo, com projetos do próprio Benjamim com suas formações e em parceria com músicos do Brasil e do mundo.

A forma como enxergam o trabalho do músico e como ele deve ser trabalhado permeia todas as ações que ocorrem atualmente. A transparência e a gentileza, o cuidado com o trato do público no dia a dia é reflexo de como funcionam internamente. Para trabalhar no Núcleo, a competência e experiência não falam mais alto que a empatia da equipe com os ideais compartilhados por todos.

Com o tempo esse modus operandi contaminou todas as ações do Núcleo. Os shows que acontecem lá são um exemplo disso.


A Casa do Núcleo, que é o Centro Cultural onde desenvolvem as atividades abertas ao público, é a prova disso. Aberta há três anos, já foi palco de diversas apresentações, e em nenhuma delas foi preciso falar para alguém desligar seu celular ou parar de conversar alto com seus amigos. O clima de respeito ao trabalho de quem está se apresentando é evidente.

O almoço vegetariano também é um momento de respiro e respeito. Poucas mesas para se deliciar com o menu da chef Kika Makowski (por R$20), que atrai não só o público que trabalha nas imediações, mas artistas, amigos e o público da Casa, que aproveita a visita para ver se tem alguma novidade na Loja.

Sim, também tem um loja, com títulos do catálogo do Núcleo de de alguns artistas que já se apresentaram na Casa, como Rodrigo CamposNá OzzettiVitor Ramil, entre outros. Anexo à Loja, um espaço para leitura.


Ou seja, tudo conspira para que a gente se sinta à vontade dentro do espaço. A qualidade é um ponto sensível para o pessoal do Núcleo. Isso não tem nada a ver com prosa elitista, de bons produtos, de qualidade superior, ou ainda de uma “arte superior”, que todos sabemos que não existe. Mas a qualidade refletida no bem estar, um momento de qualidade de vida.

A experiência da Casa começa ao chegar, do sorriso de quem te recebe, passa pelo cuidado com o preparo das refeições, o carinho com a curadoria das oficinas, exposições e shows, até o trato pessoal de quem quer puxar uma conversa. Tudo para a convergência do uso do tempo dentro da Casa, para que se torne um espaço de permanência e convivência.

Esse ano é o de firmar sua programação cultural e educacional e de fortalecer a identidade. Então acompanhe a agenda de eventos da Casa pelo site oficial e por aqui, com algumas das novidades que vão acontecer por lá.

DICA DE MOBILIDADE: Vá de metrô! Da estação Vila Madalena até a Casa do Núcleo é uma caminhada de 15 minutos. Mas se prepara que a volta é uma boa subida. Faz bem para o coração! =)

http://www.casadonucleo.com.br/

Casa do Núcleo
Rua Padre Cerda, 25, Vila Madalena – São Paulo/SP
FUNCIONAMENTO DA CASA:
De terça a sexta, das 14h às 19h. Nos dias de shows até às 23h
Sábado, domingo e feriados a Casa abre 1 hora antes do inicio do evento
ALMOÇO: de terça a sexta das 12h às 15h
Informações ou reservas: (11) 3032.8401 | 3815.9714
casadonucleo@gmail.com

Espalhe a notícia!Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Buffer this pageEmail this to someone

Comments

comments

Author Description

Tiago Barizon

Tiago Barizon é produtor executivo e artístico, por profissão, com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e corporativo. Também é redator, cozinheiro e músico, por opção, já faz vinte anos. Iniciou o DescubraSP para compartilhar o resultado de suas andanças por São Paulo.