Museu da Casa Brasileira lança o livro “Prédios de São Paulo”

http://descubrasp.com.br/wp-content/uploads/2017/12/predios_de_sao_paulo_main.jpghttp://descubrasp.com.br/wp-content/uploads/2017/12/predios_de_sao_paulo_main.jpghttp://descubrasp.com.br/wp-content/uploads/2017/12/predios_de_sao_paulo_main.jpgMuseu da Casa Brasileira lança o livro “Prédios de São Paulo”

A última publicação da trilogia conta com imagens e informações de mais de 40 prédios que são verdadeiros marcos na arquitetura paulista – o lançamento acontece dia 16 de dezembro, das 14h às 18h – entrada gratuita

Prédios de São Paulo

O designer italiano e apaixonado por arquitetura Matteo Gavazzi, que desde 2010 vive na capital paulista, encerra um ciclo de homenagens à cidade da garoa com o lançamento do livro Prédios de São Paulo – Volume 3, no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no dia 16 de dezembro, sábado, a partir das 14h, com entrada gratuita.

O projeto online, que teve início em 2014, virou livro no ano seguinte – com lançamento no MCB – e ganhou a segunda edição em 2016. A terceira edição, que encerra a trilogia, apresenta uma seleção com cerca de 40 grandes edificações menos conhecidas, que guardam características e histórias singulares.

Sobre o projeto

Criada em 2014 por Matteo Gavazzi, a iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios da capital paulista. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série de livros Prédios de São Paulo, relatos sobre aproximadamente 300 edificações. Um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e o patrimônio de São Paulo. Integram hoje a equipe: Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge.

O fenômeno Prédios de São Paulo já inspirou outras iniciativas pelo país, como o Prédios de Curitiba, Prédios de Salvador e o livro Casa e Chão, de Belo Horizonte. “Acho importante que esse projeto inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias, a fazer acontecer iniciativas culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, diz Matteo.

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

SERVIÇO:

16 de dezembro, sábado, das 14h às 18h
Entrada gratuita
Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705, Jd. Paulistano – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3032 3727

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026-3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Espalhe a notícia!Share on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on Google+Buffer this pageEmail this to someone

Comments

comments

Author Description

Tiago Barizon

Tiago Barizon é produtor executivo e artístico, por profissão, com mais de 15 anos de experiência no mercado cultural e corporativo. Também é redator, cozinheiro e músico, por opção, já faz vinte anos. Iniciou o DescubraSP para compartilhar o resultado de suas andanças por São Paulo.